Pesquisar neste blog

domingo, 30 de junho de 2013

Introdução ao Aquarismo Marinho - Parte 3 - Filtragens

Bom, já sabemos sobre os parâmetros da água de maior importância, e substratos. Vamos começar agora a falar sobre a filtragem.

Normalmente no Aquarismo Marinho, temos um 2º aquário chamado SUMP, que é onde ficam alojados os equipamentos/acessórios de filtragem para que tenha a menor “poluição visual” possível dentro do aquário em si (Display). Ele pode ser tanto lateral/traseiro quanto abaixo do aquário, dependendo até em outro cômodo que chamamos de “Casa de Máquinas”. Ele é constituído basicamente de 3 áreas que seriam: Recepção da água do aquário principal, espaço para filtros/equipamentos e espaço para a bomba de recalque e reposição de água evaporada (que leva a água de volta ao Display).

Segue um desenho simples de como seria o Sump Traseiro:  
Foto retirada do fórum BrasilReef.com *

Neste tipo de Sump, não necessita de bombas tão fortes. E é comum, colocar uma bomba de retorno que seja o suficiente para fazer a circulação necessária.













Segue um exemplo simples de como seria o Sump abaixo do aquário.


Em verde seria a descida de água do display para o Sump, e em Marrom, o Retorno da água do Sump para o Reef.  Necessita levar em conta neste caso, o fato da perca de vazão devida à altura.
Um cuidado necessário, é de calcular o volume de água que pode descer para o aquário em caso de queda de energia, ou então, se o volume que chega até a bomba do aquário caberá no aquário em caso a descida fique entupida, para que não aconteça "inundações".








Bom, a filtragem não é apenas a filtragem mecânica (que remover as macro-partículas, aquelas que conseguimos ver), é preciso de filtragens químicas e biológicas também.

  1. Filtragem Mecânica: 
  • Skimmer:

No Aquarismo Marinho, utilizamos um filtro chamado de “Protein Skimmer” bem conhecido como “Skimmer” ou “Escumador”. É um equipamento relativamente simples, sua filtragem é basicamente a base de “flotação”, ou seja, as impurezas ficam impregnadas nas bolhas de ar(que são injetadas pela bomba do skimmer), e esta, acaba levando a sujeira (normalmente proteína) para cima, onde depois de acumular, acaba caindo em um copo coletor. O skimmer retira basicamente: proteínas/aminoácidos, lipídeos, bactérias, carboidratos, matéria em suspensão, dentre tantas outras coisas. Além é claro, de ajudar na oxigenação do aquário. Dizem que ele é capaz de retirar apenas 30% da sujeira, e o restante sendo eliminado apenas em Trocas Parciais de Água (TPA). Existe no Mercado, diversas modelos e preços. Um pequeno detalhe, é que boa parte das indicações das empresas são digamos que falsas. Então, criou-se o hábito de usar um skimmer que seja suficiente para manter o dobro do volume do seu aquário. Dentre as principais marcas hoje em dia, temos: Deltec, Tunze, Skimz, Bubble Magus, Morato, Royal Exclusiv (Bubble King), etc...

Esquema básico do Skimmer:
Foto própria

  • Perlon ( Lã Acrílica) e Shark bag( Bolsas de malha fina (50-100-200 micras)

São utilizados para remover a sujeira mais “grossa”, nas quais principalmente se adequam: fezes de peixes, algas, resto de alimentos, etc... Ela é quem tira boa parte da sujeira, e evita microbolhas pelo pelo sump/display. Normalmente fica logo na “entrada” de água do Sump.


  2. Filtragem Biológica:
São ferramentas que servem como área para colonização das bactérias responsáveis pelo Ciclo do Nitrogênio (Conversão de Amônia em Nitrito, e depois este Nitrito em Nitrato)
O que é faz a maior parte da filtragem, está abrigado nas rochas e substratos, porém, quando não se tem muito deles no aquário, o que se costuma fazer, é colocar no Sump, anéis de cerâmicas para que as bactérias tenham onde se fixar. Necessita de grande cuidado para não acumular detrito entre os anéis, e acabar sendo maléfico.
Outro tipo de filtragem biológica, tem a função de remover Nitrato e Fosfato da água. São chamados de Algae Trf Srubber (ATS) onde o nome já diz, é uma área onde terá tudo que é necessário para a proliferação de Algas, e estas tem como função Abaixar os níveis de Nitrato e Fosfato, além é claro de diminuir o nível de algumas algas indesejáveis no display.


   3.Filtragem Química:
É a filtragem que tem por objetivo remover elementos indesejáveis, entre eles: Cobre, Nitrato, e Fosfato e Metais Pesados. São midias específicas, que precisam de ser alojadas em um reator, para que a água que passe ali seja “purificada”.
Dentre a filtragem química, temos o Carvão Ativado (ou Carvão Ativo), que tem por função absorver metais pesados, e clarificar a água.



Existe também filtagem por raios Ultra Violeta – É uma filtragem que tem como principal função esterilizar a água, matando esporos de algas e bactérias.






"Aquarismo de verdade, é aquarismo consciente." 
Humberto Rodrigues Junior
Contato: humbertor.jr@hotmail.com
Tlfn. +34 603 233 449
Centro de Pesquisas Marinhas - Vigo - Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário