Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Introdução ao Aquarismo Marinho - Parte 4 - Circulação

No assunto de hoje, irei falar sobre a Movimentação da água.
Os animais (tanto peixes, corais e demais invertebrados), necessitam de uma movimentação da água relativamente forte, porém por motivos distintos. Nos peixes, a movimentação de água é responsável por retirar um pouco do muco, que tem uma função protetora, forçando o peixe a produzir novo muco, e assim estando sempre “protegido”, e também forçar a passada de água pela boca chegando até as brânquias ajudando na troca gasosa. Nos corais e demais invertebrados a principal função da movimentação de água é levar material em suspensão que serão captados pelos pólipos destes.

Além é claro das funções acima citado da movimentação de água, ela tem a função de impedir a formação de uma camada proteica que se forma nesta superfície, que atrapalha na troca gasosa, (trocando o CO2 por O2). Também exerce uma função meio que “ornamental” que seria de simular o movimento das ondas.

No aquarismo, utilizamos bombas de água para que gerem estes movimentos, e para isso temos que dimensionar para não ter uma circulação forte ou fraca. Em geral, para tal dimensionamento, leva-se em conta o volume bruto do aquário, sendo usado de 10 a 30 vezes o volume do aquário por hora dependendo dos tipos de animais que o aquário terá. Apenas avisando, isto não é uma regra, mas se observaram bons resultados utilizando algo dentro deste valor. Ou seja, um aquário de 100 litros, necessitaria de uma movimentação aproximada entre 1000-3000 litros por hora (l/h). Isso não é uma regra, mas abaixo de 10x já poderá ser propício ao surgimento de algas. Já vi aquários que utilizavam mais de 50x o volume do aquário por hora, mas claro que era um aquário específico de SPS ( Uma classificação usual de corais, explicarei em outras postagens). Em minhas montagens atuais, utilizo 1 SunSun 3000l/h + um filtro Hang-On de 450l/h num aquário de 105 litros, e 1 Vortech Mp10w (760-6000 l/h sendo regulada em 60% , o que seria +- 3600 l/h ) + um recalque de 700l/h num aquário de 120 litros. Ou seja, tenho uma circulação de 34,5x no primeiro aquário, e 35,8x no segundo aquário.

As bombas possuem diversos tipos. Podem ser modelos próprios para circulação, possui uma ampla variedade no comercio, agradando a todos os bolsos. Dentre as mais comuns, temos as Vortech, Koralias, SunSun, Tunze, Boyu, etc.... Podem ser também bombas de recalque, onde as mais comuns são: SarloBetter, Eheim, Tunze, Rio, Magdrivre, Atman, Sicce, etc... Tem pessoas que preferem ter um recalque mais forte, e não ter nenhuma bomba de circulação dentro do aquário. É uma questão de gosto... Tem que ver o que melhor lhe agrada tanto visualmente quanto economicamente.

Vortech

Sun Sun
Sarlo Better ( Modelo SB2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário