Muitos pensam que manter peixes e corais marinhos em casa é impossível, mas não é não! Hoje em dia já temos equipamentos específicos para que possamos manter de uma forma correta, um aquário marinho, tanto com peixes e corais, ou apenas peixes.
Você deve estar perguntando o que seria necessário para poder montar um aquário marinho em sua casa, então irei falar um pouco sobre isso, desde conhecimentos sobre a qualidade da água, até aos equipamentos que são utilizados, e quais são essenciais.
Antes de tudo, venho falar qual que seria a real intenção do aquarismo marinho. Claro que para muitos é apenas estética, mas não podemos esquecer, que temos animais ali dentro, e estes não podem ser desprezados e descuidados. É você quem escolhe tê-los, então seria digamos que,uma obrigação, oferecer à eles uma "ótima casa". Lembre-se aquarismo de verdade, é aquarismo consciente. Um aquário, independente de seu tamanho, é a tentativa de recriar um micro-ecossistema, temos que oferecer aos animais um ambiente que seja propício para que possam viver, e não apenas sobreviver. Outra dica importante é adquirir apenas animais que possuem nota fiscal. Não compre animais coletados sem saber a procedência, eles podem trazer muitas doenças, além de que podem ser capturados em quantidades fora dos limites permitidos, gerando um grande impacto na natureza.
Vamos ao que interessa agora. para que possam saber um pouco mais, indico muita leitura em sites, livros (apesar de ter poucos brasileiros atualizados), artigos científicos e fontes confiáveis, ou, se tiver algum amigo aquarista, peça algumas dicas à ele. Leitura é o essencial para que se adquira um bom conhecimento. Seja lendo relatos de outros aquaristas ( onde se pode aprender com os acertos e os erros dos outros), ou então em artigos científicos que comprovam algumas coisas...
A qualidade de água do aquário marinho é muito importante. Os animais depende dos elementos que ali se encontram. Na água do mar, é possível encontrar praticamente todos os elementos conhecidos atualmente, sendo alguns em maior proporção que outros. O que precisamos sempre estar acompanhando, é as seguintes características da água: Temperatura, densidade, pH, Amônia(NH3 ou NH4+), Nitrito(NO2), Nitrato(NO3), Cálcio(Ca+), Magnésio(Mg), Reserva Alcalina (KH), Fosfato (PO4). Os valores ideais para que possa obter resultados satisfatórios são:
Temperatura:26,5 (+-0,5ºC)
Densidade: 1.021-1.025 (está relacionada também com a Salinidade (33-37ppt)
pH: 8,2 (+-0,2)
Amônia: <0.1 ppm
Nitrito: <0.2 ppm
Nitrato: <0,2 ppm
Cálcio: 380-450 ppm
Magnésio: 1250-1350 ppm
Reserva Alcalina: 7-11dKH ou 2.5-4meq/l (tem que ver qual a escala do teste)
Fosfato: <0,03ppm
Estes são os parâmetros básicos para se manter um aquário marinho.
Bom, agora você ja sabe como tem que ser a qualidade da água pro aquário marinho, mas deve estar se perguntando como prepará-la. É muito simples, necessitamos de uma água doce pura (livre de minerais), e para isso temos dois tipos de filtros que deixam a água praticamente pura. Podemos usar um Deionizador, ou um Osmose Reversa. Estes filtros são capazes de eliminar os minerais presentes na água, deixando-a propícia para o uso. Para confirmar o grau de pureza, podemos usar um aparelho popularmente conhecido como TDS (vem do inglês: Total Dissolved Solids, ou seja, total de sólidos dissolvidos na água) este deve ser bem calibrado, e depois medimos a água que filtramos, e tem que acusar "0" (zero). Quando a água filtrada começa a apresentar sólidos dissolvidos, temos que trocar as mídias filtrantes.
Feito a filtragem da água, podemos começar a dissolver o sal. Atenção!!! Não pode ser usado o sal de cozinha. As concentrações de elementos nele presente são inadequadas ao uso em aquários. No mercado existe diversas marcas de sais próprios, sendo estes feitos em laboratórios, ou extraídos do mar. A concentração aproximada de sal na água é de 33 gramas por litro. ou seja, com 1 quilo de sal, podemos fazer aproximadamente 30 litros de água marinha. Para saber se a densidade está correta, podemos utilizar um equipamento chamado Densímetro, ou então um Refratômetro, sendo este segundo mais recomendado, por ter uma maior precisão. Nele após estar calibrado, deve acusar um valor entre 1.021 e 1,025.Se o resultado for maior que isso, vá acrescentando água doce até ajustar ao valor desejado, se o valor for menor, vá adicionando sal para elevá-lo até o valor desejado.
Bom, agora já sabemos sobre a água, mas o aquário não é apenas isso. Vamos falar um pouco sobre os tamanhos. Normalmente os aquários são classificados em 3 tamanhos, sendo pico-reef, nano-reef e reef. Sendo estes diferenciados pelo volume. Os pico-reef possuem até 20 litros, Nano-reef são aquários entre 20 e 150 litros, e os reef's são os aquários com mais de 150 litros. Esta classificação não tem tanta importância. O que realmente importa, é saber oferecer os cuidados necessários, tanto na manutenção, quanto na escolha dos animais.
Na próxima postagem, irei falar sobre substrato, aquecimento e filtragem (química, física e mecânica).
"Aquarismo de verdade, é aquarismo consciente."
Humberto Rodrigues Junior
Contato: humbertor.jr@hotmail.com
Tlfn. +34 603 233 449
Centro de Pesquisas Marinhas - Vigo - Espanha
Todos os direitos reservados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário