Pesquisar neste blog

domingo, 27 de julho de 2014

Cavalos Marinhos são encontrados na Baía de Guanabara após anos "desaparecidos.

     Sabemos que inúmeras espécies são sensíveis à poluição da água. O cavalo marinho de focinho longo (Hippocampus reidi, Ginsburg, 1933) é uma destas espécies sensíveis. Esta espécie pode ser considerada como uma espécie bioindicadora ou indicadora biológica. A presença dela em determinadas regiões permite concluir que o ambiente está favorável. Após anos sem encontrar espécimes em um local, o reaparecimento da espécie é um ótimo indicador.


Hippocampus reidi - Foto: acuarioadictos.com

Após 20 anos de tentativa de recuperação da Baía de Guanabara, todo o trabalho realizado no tratamento de água tem mostrado um efeito positivo após encontrarem espécies como os H. reidi. Esta espécie está na "Red List" que seria a lista de animais ameaçados em extinção. Em diversas partes do litoral Brasileiro já não é possível encontrá-los. 

 “Eu acho absolutamente surpreendente. O cavalo-marinho é um grande bioindicador de qualidade ambiental. Não é preciso ser profissional para saber que a Baía de Guanabara não está lá essas coisas. Me surpreende como qualquer pesquisador encontrar cavalos-marinhos ainda na Baía de Guanabara”. Marcelo Szpilman - Biólogo Marinho.

Mais detalhes clicando aqui